free site design templates
Mobirise

Educação Infantil

A Educação Infantil consiste na educação das crianças antes da entrada no ensino obrigatório. É nesse período que acontece o primeiro contato com o ambiente escolar, professores e colegas. É a fase que proporciona descobertas, desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança.

Os alunos aprendem de forma lúdica, através de jogos e atividades cognitivas que envolvem e encantam, os alunos tem espaço livre para aprender e brincar, pois são estimulados a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e assim iniciar o processo de alfabetização.

Na Educação Infantil as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar suas capacidades motores, fazer descobertas, e iniciar o processo de letramento.

As crianças nessa idade (até os 6 anos) estão em uma completa fase de desenvolvimento humano nos aspectos intelectuais, sociais e motores, que será tanto mais rica quanto mais qualificadas forem as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam.

O Colégio Machado de Assis respeita a criança em sua individualidade e essência, além de promover seus direitos de aprendizagem, considerando-a como indivíduo livre, que convive e brinca, participa, interage e explora, expressa-se e busca seu auto conhecimento. Contempla os campos de experiências da BNCC buscando a liberdade e o respeito do outro, se percebendo como pessoa e pertencente a um grupo social.

Mobirise

As idades mínimas para matrícula são:

Maternal 1:
02 (dois) anos completos, ou a completar até 31 de março do ano em curso;

Maternal 2:
03 (três) anos completos, ou a completar até 31 de março do ano em curso;

Jardim 1:
04 (quatro) anos completos, ou a completar até 31 de março do ano em curso;

Jardim 2:
05 (cinco) anos completos, ou a completar até 31 de março do ano em curso.

Projetos Pedagógicos

Com o objetivo de tornar as aulas muito mais dinâmicas, significativas e prazerosas, os alunos participam, durante o ano letivo, de vários projetos especiais, eventos e estudos do meio desenvolvidos tanto internamente como por intermédio de passeios extracurriculares, favorecendo a vivência dos conteúdos trabalhados e, consequentemente, tornando o processo de construção do conhecimento muito mais rico e consistente.

Ballet e Jazz

Oferecemos aulas de ballet e jazz, para as alunas do Jardim II ao 6º ano do Ensino Fundamental.
A dança é uma das atividades mais recomendadas para as crianças, pois contribui com o crescimento e desenvolvimento infantil. A criança irá combinar música com atividade física, coordenação motora, equilíbrio, postura, concentração, flexibilidade e disciplina. Além disso, dançar é uma terapia para a mente.

Parque Recreativo

Parque Recretivo

Área externa coberta para a recreação infantil com brinquedos apropriados às faixas etárias da Educação infantil e Anos Iniciais. O Parque Recreativo possui carpete próprio, infraestrutura de qualidade, conforto e segurança para os alunos. Todo período nesse espaço é supervisionado garantindo o bem-estar emocional e social de cada educando.

A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa.

Entre os diversos projetos realizados, podemos citar:

Semana da Alimentação;
Datas comemorativas do mês de abril;
Festa Junina;
Projeto Família;
Projeto Folclórico;
Caminhada pela Paz;
Olimpíada Mirim;
Consciência Negra;
Ação de Graças; entre outros.

Material Didático

Nosso material didático foi cuidadosamente selecionado. É um material moderno que propõe elaboradas formas de aprendizagem com riqueza visual e pedagógica.

Livros didáticos indicados pelo colégio para: Educação Infantil (Maternal II ao Jardim II) - o livro Lápis na Mão Integrado (editora FTD); é uma coleção voltada à pré-escola, destinada a crianças de 3 a 5 anos de idade. A coleção é composta de três volumes. Cada volume é dividido em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Nesta edição renovada, os volumes trazem novas atividades que incluem canções, brincadeiras e ilustrações para pintar, mantendo o dinamismo e os comandos necessários para incentivar o aprendizado.
Maternal II
Jardim I
Jardim II

© 2021 Colégio Machado de Assis • Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Marcos Vinícius