site builder

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, que abrange do 1° ao 9° ano, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla.

Nessa etapa, os adolescentes aprofundam os conhecimentos adquiridos no ciclo anterior e iniciam os estudos das matérias que serão a base para a continuidade no ensino médio. Esta é uma fase delicada e repleta de mudanças, em que os jovens começam a buscar sua autonomia, e isso deve ser também contemplado em sala de aula.

Privilegia-se, nesta fase, o desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo. O aluno é o sujeito da aprendizagem e o ensino não é mera transmissão de conhecimentos, mas um processo interativo no qual se criam situações que possibilitam o confronto entre o conhecido e o novo, para que novas estruturas se formem. O trabalho é realizado de forma contextualizada e interdisciplinar. O professor é o mediador deste processo, com atitudes de firmeza e suavidade, criando ambiente adequado para despertar o interesse e a motivação pelo trabalho, tendo em vista a formação cultural e social do aluno, para que se torne cidadão responsável.

Objetivos

- Proporcionar condições para que o aluno se aproprie dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio;

- Desenvolver nos alunos a confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, ética e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;

- Garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras, desenvolvendo nos alunos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade;

- Garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo ativamente para a sua melhoria;

- Capacitar o aluno a desenvolver hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde.

Ballet e Jazz

Oferecemos aulas de ballet e jazz, para as alunas do Jardim II ao 6º ano do Ensino Fundamental.
A dança é uma das atividades mais recomendadas para as crianças, pois contribui com o crescimento e desenvolvimento infantil. A criança irá combinar música com atividade física, coordenação motora, equilíbrio, postura, concentração, flexibilidade e disciplina. Além disso, dançar é uma terapia para a mente.

Projetos Pedagógicos

Com o objetivo de tornar as aulas muito mais dinâmicas, significativas e prazerosas, os alunos participam, durante o ano letivo, de vários projetos especiais, eventos e estudos do meio desenvolvidos tanto internamente como por intermédio de passeios extracurriculares, favorecendo a vivência dos conteúdos trabalhados e, consequentemente, tornando o processo de construção do conhecimento muito mais rico e consistente.

Entre os diversos projetos realizados, podemos citar:

1º ao 5º ano - Ensino Fundamental:

Semana da Alimentação;
Datas comemorativas do mês de abril;
Festa Junina;
Projeto Família;
Projeto Folclórico;
Caminhada pela Paz;
Olimpíada Mirim;
Consciência Negra;
Ação de Graças; entre outros.

6º ao 9º ano - Ensino Fundamental:

Projeto Literário;
Festa Junina;
Projeto Família;
Caminhada pela Paz;
Projeto da Pátria;
Ação de Graças; entre outros.

Sistema de Ensino OBJETIVO

Para as turmas:

1º ano – Ensino Fundamental;
2º ano – Ensino Fundamental;
6º ano – Ensino Fundamental;
7º ano – Ensino Fundamental;

O que diferencia o material didático do Objetivo é a constante atualização pedagógica, tecnológica, gráfica, visual e de conteúdo. O material didático do Objetivo é cuidadosamente elaborado para abranger todo o conteúdo programático e responder rapidamente aos desafios e acontecimentos do mundo contemporâneo.
O Sistema de Ensino do Objetivo se destaca como uma rede educacional completa que auxilia na realização dos sonhos de nossos alunos e de sua família.  Faça parte dessa história de sucesso com muitos pais e mães que foram alunos do Objetivo!

Mobirise

Livros Didáticos indicados pelo colégio para as turmas

3º ano – Ensino Fundamental;
4º ano – Ensino Fundamental;
5º ano – Ensino Fundamental;
8º ano – Ensino Fundamental;
9º ano – Ensino Fundamental;

© 2021 Colégio Machado de Assis • Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Marcos Vinícius